quinta-feira, 14 de abril de 2016

Divindades

As divindades dos egípcios eram deuses e deusas relacionados a natureza. Eram deuses do rio, deusa da lua, deus do sol, deus dos animais. A natureza inteira era sagrada e divina para eles.

Cada vida animal na terra, era visto como uma manifestação de um deus, ( EX: o gatos que existem no planeta, deveriam vir de algum outro gato superior que dessem a eles suas qualidades de gato ) Assim como um documento original, que se xerocarmos varias vezes, ele não mudará. Suas cópias serão iguais sempre, mas o original continua sendo o original.

A tribo poderia estudar profundamente sobre a mitologia egípcia, mas como falado, iremos estudar apenas o necessário a nós, para compreendermos melhor nossas vidas passadas e nossas antigas tradições.

Vamos ver também que, a cada época do Egito, novos deuses derivados dos antigos surgiam. Então se encontrarmos algum deus semelhante a outro, é por que eles acreditavam que o deus pode se "aposentar" e fazer nascer um filho dele, para assim mais tarde ele pegar seu lugar como deus. 

Vejamos


ATUM


Atum, foi a primeira divindade do Egito, foi ele quem criou o universo, as estrelas e a vida existente nele. Atum representa o poder infinito e criativo do Cosmos, que faz nascer vida e consciência por onde toca. Era a primeira divindade existente naquela civilização. Era o Deus PRIMORDIAL. Era o deus que possuía um alter ego ( outra personalidade ), pois podia se transformava no deus Rá ( SOL ).

Atum não podia entrar no mundo, mas vivia no cosmos pela sua grandeza, até que pensou em criar outros deuses para que eles fizessem outras funções aqui em baixo; Criou Ptah e Amon. Tornando os 4 deuses mais antigos do Egito ( Atum, Rá, Ptah e Amon )

Ele era consciência pura, tudo que quisesse, poderia realizar. Seu poder era ilimitado e sempre foi.

Para o membro da ordem, Atum representa deus, cujo criou o universo, as estrelas e os planetas. Não necessariamente adotaremos o nome dele como o nome do deus verdadeiro, mas sabemos que o deus que conhecemos hoje, derivou de outros antigos que surgiram. Atum foi um deles.




Atum era o deus da criação cósmica, mas para ele criar vidas menores precisava se modificar e se transformar em energia. Assim nasceu Rá, o deus Sol do Egito antigo. Rá era conhecido literalmente por ser o Sol, os egípcios viam o Sol cruzar o céu todos os dias como se estivesse andando, o Sol nascia e morria para eles, daí veio a expressão nascer do Sol. Eles acreditavam que o Sol andava pelo céu para nos trazer orientação aqui em baixo pois sem luz, não conseguimos ver a realidade, logo Rá, foi relacionado ao deus da verdade e da sabedoria.

Rá por ser o deus solar, é a divindade que tem poder fertilizante. O Sol sempre foi visto como fonte de energia e fonte de vida na terra. eles viam as colheitas crescerem, a chuva vir, o calor, a orientação e tudo mais. 

Eles moldaram a aparência do deus Rá, com o corpo do deus Atum mas cabeça de Falcão. No Egito, o falcão era o animal que sempre aparecia no céu e la de cima, observava tudo aqui em baixo. Seu olho poderia ter a visão total da terra, como o Sol que está em cima, por isso eles relacionaram a visão de um Falcão com a visão de um deus.

Rá era o deus do ouro para alguns também, da vida rica e farta. Muitos faraós o adoravam para garantir suas riquezas. Eles relacionavam a cor e o brilho do ouro com o Sol, acreditavam que o ouro na terra era pequenos pedaços do Sol que caíra durante a criação da terra. 


AMON


Amom era o deus da criação e da família. Amon foi o deus que surgiu para criar vida humana e animal na terra. Após Atum ter criado o cosmos e o planeta terra, não havia vida animalesca existente no planeta, até que se manifestou Amon e criou os primeiros homens. Toda vida animal gerada pertence a ele, pois ele é a chave entre a vida neste mundo. Apenas Amon tem o poder de dar vida para humanos e animais, já que Atum só pode criar estrelas e planetas e Rá é apenas o Sol. Amon tem a função de gerar o corpo, a estrutura corporal, a forma... Era ele quem criou as primeiras pessoas e fez as primeiras famílias.

O nome de Ámon foi registrado pela primeira vez no idioma egípcio como ỉmn, que significa "O escondido", já que nenhum homem é capaz de ver o seu criador.

Ptah



Pronuncia-se "Táh" com p mudo. O deus Ptah, de aparência verde, era o deus da modificação e da manutenção. Atum cria o universo, Rá rege a Ordem do sistema SOLAR, Amom cria a vida na terra e Ptah a modifica. Após Amon criar vida animal, algum deus deveria ficar encarregado de fazer a aparência do animal mudar com os anos para que ele cresça e evolua. Todo ser se transforma desde o dia em que nasce até o dia de sua morte, essa transformação ocorre de forma lenta e acontece em tamanho, crescimento de cabelo, barba, aparência, ... Era Ptah quem fazia as modificações necessárias. Ele era verde e seu corpo todo mumificado, também era visto como o deus dos artistas e escultores. 

____________________________________________________________________________________________________________

E assim foi o Egito antigo durante anos, até que com a evolução da civilização, novos deuses surgiram. Esses novos deuses eram filhos dos antigos deuses. Eram irmãos mas casaram-se, vejamos

Osíris . Ísis . Seth . Neftis . Hórus . Hathor . Tot . Annubis 

Osíris


Osíris era o deus do submundo, deus dos mortos; Quando morremos, descemos até o mundo dos mortos para que os deuses nos julguem antes de irmos para outra vida. Era Osíris quem dava a decisão final, era ele o líder do sub mundo e tinha voz ativa.

Osíris era o deus principal do Egito antigo durante anos, até que foi traído e morto pelo seu irmão Seth, que queria seu lugar como líder; mas não funcionou, pois Osíris teve um filho e acabou por substituir seu lugar no trono. Após ter morrido, foi para o mundo dos mortos, onde se tornou deus de lá e esta até hoje.

submundo de Osiris com a balança da justiça


Ísis


Ísis era a deusa mãe. No Egito antigo, a civilização prestava culto a deusa mãe natureza, assim como a Grécia. Ísis era a deusa mais famosa e mais popular do Egito, era a deusa da maternidade e da proteção. 

Os Egípcios adoravam ela como santa, virgem, ave ( dai a origem das referências a ave maria ) pois foi a deusa que ficou grávida sem ter relações sexuais e gerou um ser da luz ( origem da história cristã de que Maria engravidou sendo virgem ). O Cristianismo foi parcialmente baseado na mitologia egípcia.

deusa Ísis 2.500 ac ao lado da imagem que conhecemos hoje por Jesus e Maria

Era esposa e irmã do deus Osíris, mãe do deus Hórus e era também conhecida como a deusa do Nilo, já que no Egito o rio Nilo era usado para abastecimento de água e transporte.

Ficou viúva e após a morte do marido, engravidou sem ter relações. A história fala que Ísis percorreu todo o Egito para achar as partes do corpo de seu marido que Seth havia mutilado e espalhado pelo deserto. Após ter encontrado quase todas as partes, ela juntou elas e formou o corpo novamente, mas não resultou em nada pois uma das partes estava faltando... O pênis.





SETH



Seth era o deus da maldade, do caos, da desgraça, da inveja. Eles relacionaram as energias ruins que sentimos a Seth, ele era a personificação de uma divindade ruim. 

Seth nasceu com corpo de homem e cabeça de chacal, pois os egípcios viam o chacal como um animal não confiável. Nos desertos, eles viam como os chacais eram traiçoeiro e enganavam suas presas para matar e come-las.

Chacal Egípcio

O chacal era o animal não confiável pelos egípcios, sendo assim, o deus Seth era visto como um deus invejoso e ruim. Era também o deus da escuridão, pois eles acreditavam que Hórus era o Sol do dia e Seth a escuridão da noite que surgia, pois a mitologia fala que todos os dias Seth e Hórus se enfrentam ( todo dia o sol nasce, atravessa o céu e morre trazendo escuridão. )





Hórus



Hórus é a reencarnação do antigo deus Rá, sendo então, Hórus é o deus do Sol, da sabedoria e da justiça. A diferença entre Hórus e Rá é bem pouca, o que confunde muita gente. Rá possui listras verticais em sua cabeça e um Sol, enquanto Hórus apenas um chapéu. 

Assim que Osíris morreu pelo seu irmão Seth, o Egito ficou sem divindade masculina, tendo apenas a Deusa Ísis para proteger e abençoar o povo, mas não durou muito pois Osíris através de um sonho, conseguiu entrar na mente de sua esposa e a faze-la engravidar, sem toca-la. 

Ísis então ficou gravida e deu a luz ao deus Hórus, que tinha corpo de homem e cabeça de falcão. Hórus após ter nascido, destrona Seth e recupera seu lugar de direito, como principal divindade.

Existe em algumas regiões do Egito, a história que fala que Hórus era um falcão. Em algumas regiões apenas, pois o Egito era dividido por civilizações mas tinham as mesmas divindades. Hórus pode ser visto como homem e falcão ou apenas falcão, por isso Ísis tem asas, por ter dado a luz ao deus falcão.






O Falcão no Egito era um animal comum, pois em desertos longos como os do Egito, não havia muita vegetação e aldeias, o que fazia os falcões viajarem quilômetros pelo céu em busca de comida. Um Falcão la do céu consegue avistar um rato daqui da terra, o que mostra o potencial de sua visão. Um deus com corpo de homem e visão de falcão, pode ser inteligente e ver qualquer coisa, daí a origem do termo "olho que tudo vê" ou "olho de Hórus".


Hathor




A deusa Hathor era a deusa do amor. Era vista também como deusa vaca, pois amamentar era gesto de amor na época e a vaca é um animal que da leite em abundancia amamenta muitos ao mesmo tempo. Tinha aparencia humana quanto animal.

Ou era representada por uma mulher bela de chifres na cabeça ( relacionado ao chifre da vaca ) ou aparecia em forma de vaca. Era esposa de Hórus e com ele foi adorada por muitos na época.






Tot


Tot ou Toth, era o deus da magia, dos mistérios, das respostas, da magia sexual, da energias espirituais, do conhecimento oculto... Era Tot quem ensinou os egípcios a praticarem sexo para obter resultado no plano físico, como Hieros Gamos.

Tot também é relacionado ao conhecimento velado apenas por poucos, já que o deus é conhecido apenas por membros de fraternidade e praticantes de ocultismo.

Tot no Egito era visto como deus bissexual ou deus andrógeno, pois era o unico deus que era homem e mulher ao mesmo tempo. Sua energia era do deus e da deusa, o que tornava ele um deus criador.

Sua cabeça é da ave íbis, a ave que consegue limpar o anus com próprio bico. Daí a ideia de bissexualidade ou androgenia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário